No dia 15 de março, um ato no Palácio dos Bandeirantes marcou a assinatura de acordo com entidades e o governo federal para aporte financeiro a 11 empreendimentos do Minha Casa Minha Vida Entidades. Desses, 7 empreendimentos são da União dos Movimentos de Moradia de São Paulo, totalizando 1268 unidades habitacionais. Estiveram presentes no ato lideranças de diversos movimentos, o governador Geraldo Alkimin, o Secretário de Habitação, Silvio Torres, o Ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, a Secretária Nacional de Habitação, Ines Magalhaes e o Vice Presidente da Caixa, José Urbano.
A UMM foi protagonista na conquista desse acordo entre governo federal e governo do Estado, que hoje abrange todo o Minha Casa Minha Vida. Os primeiros aportes foram feitos no programa Crédito Solidário, em 2008, após diversas mobilizações e ocupações.
Os projetos propostos para estes empreendimentos têm, em geral, maior tamanho e qualidade da unidade, centros comunitários, acessibilidade. Há empreendimentos dessa lista que serão verticalizados com 11 até 15 andares e contarão com elevadores, dando melhor qualidade de vida para os seus moradores.
Parte dos empreendimentos será construída por autogestão, onde as próprias famílias se organizam desde a elaboração do projeto à gestão da obra e da organização da nova vida em comum. Isso tem gerado novas comunidades mais atuantes e empreendimentos mais sustentáveis.
Foram assinados os aportes dos empreendimentos José Maria Amaral e Florestan Fernandes, da Leste 1, Barra do Jacaré, da Zona Oeste, Zorilda, da CEMOS e Dom José II, da UMMIZS.