segunda-feira, 26 de julho de 2010
quarta-feira, 21 de julho de 2010
Quem é Zorilda Maria dos Santos
Zorilda Maria dos Santos, casada, 02 filhos (Andreza e Wilhiam), cursou 1º grau, nascida em Alagoinhas/BA, veio para SP, muito jovem, trabalhou balconista, vendedora, ambulante e cozinha.
Em 1986, participou do Movimento Comunitário, por melhoria das condições de vida, sempre assídua e participativa. Foi presidente da Associação Ponte Rasa, onde, teve grande atuação com crianças, adolescente e idosa, promovendo diversos eventos, com a finalidade de contribuir com as questões sociais apresentadas no bairro.
No decorrer da sua militância, foi eleita Presidente do Conselho Regional de Associação de Moradores São Miguel, Ermelino Matarazzo e Itaim Paulista. Participou diretoria da Facesp (Federação de Associação Comunitária do Estado de São Paulo). Em 1992 foi conselheira da CONAM (Confederação Nacional das Associações de moradores).
Segundo relatos dos companheiros, “Zorilda era uma militante, atuante, exigente e muito inteligente, coordenou diversos mutirões, mesmo sem formação acadêmica, dominava toda parte técnica dos Projetos de Habitação (Engenharia, Arquitetura, etc)”.
Contribuindo nas discussões e no fortalecendo o movimento para uma nova concepção de moradia, que garantisse a dignidade e qualidade de vida dos multirantes; essa experiência de casas sobrepostas, chamada Miguel Ackel – Guaianazes.
Contribui para regularização fundiária de terra na região, sendo uma das famílias beneficiadas, isso aconteceu na gestão do Partido dos Trabalhadores.
Participou dos fóruns dos mutirões, das articulações maiores em outro e país, foi para África do Sul, para conhecer a realidade do povo africano, e troca de experiência. Logo após o retorno, organizou uma vinda dos africanos ao Brasil, com o mesmo objetivo, intercâmbio, promovendo esse encontro juntamente com uma das organizações ligada a ONU.
Realizou um grande evento para receber a Liga dos Africanos na sua comunidade, com comidas típicas, músicas e etc. Zorilda falecida em 11 de Novembro de 2006, em virtude de complicações originadas por um tumor.
“Zorilda grande lutadora estará sempre presente na vida dos seus companheiros, amigos, familiares e também na luta pelos direitos da população pobre”. Ana Martins.
CEMOS: Uma história de luta!
A Central Pró Moradia Suzanense – CEMOS - é uma associação civil sem finalidade lucrativa, inscrita no CNPJ sob n.º 07.853.462/0001-09, fundada em 25 de novembro de 2005 na cidade de Suzano, região metropolitana de São Paulo. Entre os seus princípios de atuação estão à defesa da: Propriedade Comum, da Autogestão, da Ajuda Mútua e da Solidariedade, como forma de garantir o direito à moradia e à cidade para todos. A entidade é um colegiado de grupos populares, que reúnem a população pobre em torno da luta pela moradia digna como condição fundamental para a construção de uma nova sociedade.
terça-feira, 20 de julho de 2010
segunda-feira, 19 de julho de 2010
Marque na agenda!
Calendário de Assembléias
18 de julho
8 de agosto
12 de setembro
10 de outubro
14 de novembro
12 de dezembro
(R. Missionária Sara Cooper, 28 – Centro)
Sempre às 9 horas. Não se atrase!
Calendário de Reuniões de Grupo
15 de agosto
19 de setembro
Já entramos em nosso terreno!
Já estamos na posse do terreno e temos que cuidar dele.
O mutirão continua nos dias 24 e 25 de julho! Contamos com a sua presença!
CEMOS assina contrato de compra do terreno do Zorilda

Agora, temos que avançar na organização do nosso mutirão e na conclusão dos projetos para poder assinar o contrato da obra!
Viva a luta da moradia!